quinta-feira, 28 de maio de 2009

Carlos Minc: Todos devem participar

28.05.09 às 01h00

Ministro do Meio Ambiente

Rio - Implementamos o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, estabelecendo metas importantes de redução de gases do efeito estufa, e criamos o Fundo Amazônia. Os recursos do fundo serão utilizados em pagamentos de serviços ambientais, na recuperação de áreas degradadas, em programas de extrativismo, na criação e manutenção de unidades de conservação.

Conseguimos outra vitória ambiental, no PAC da Habitação, introduzindo o sistema de placas de aquecimento solar. Promovemos o programa de troca de um milhão de geladeiras por ano, que gera empregos sustentáveis e reduz o CFC.

Com o governador Sérgio Cabral, inauguramos o pagamento por serviços ambientais na área do Guandu, em Rio Claro. Agora, o pequeno agricultor recebe para plantar nas matas ciliares, melhorando a quantidade e a qualidade da água do rio que abastece 9 milhões de fluminenses.

Também começaram as obras de adaptação preventiva na Baixada Fluminense, que irão beneficiar 3 milhões de pessoas atingidas por enchentes. Os rios Iguaçu, Sarapuí e Botas serão dragados, os desabrigados serão realocados para outras casas e haverá plantio nas margens, além de construídas ciclovias e estradas em um plano mais alto, que funcionarão como dique, para impedir inundações.

Esse é apenas o começo de uma série de ações necessárias, mas todos os cidadãos podem e devem diminuir as emissões para ajudar o planeta: plantar árvores, fazer reciclagem do lixo, regular o motor dos carros, usar energia solar, evitar queimadas de pneus e lixo. Precisamos defender nossa qualidade de vida, tanto no Rio quanto no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: