domingo, 10 de maio de 2009

Caderneta reina absoluta

09.05.09 às 22h19

Mesmo com o governo deixando claro que estuda mexer no rendimento da poupança, aplicação é apontada por economistas e consultores como a mais interessante no momento. Todos dizem que não é hora de fazer saques

POR ANDRÉA MACHADO, RIO DE JANEIRO

Rio - O rendimento pode até não ser dos mais altos — tem variado de 0,50% a 0,55% ao mês —, mas a poupança é hoje a melhor alternativa para quem quer guardar dinheiro com segurança e rentabilidade. Com a queda da taxa básica de juros (Selic) na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), a caderneta superou os fundos de renda fixa no quesito rendimento. Especialistas são unânimes. “Poupança é excelente aplicação”, diz Myrian Lund, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Atualmente, a caderneta tem rendido mais do que os fundos de renda fixa, o que tem levado o governo federal a discutir novas regras para torná-los mais interessantes. Uma das mudanças em análise no Ministério da Fazenda é diminuir a incidência do Imposto de Renda para deixar os fundos mais atraentes, evitando mudanças na poupança. Outra possibilidade é atrelar o rendimento da caderneta a parte da Selic. Se fosse aplicada hoje, a regra reduziria de forma significativa os rendimentos dos poupadores. E a correção pode ser ainda menor, porque a tendência da Selic é de queda.

“A poupança está atraindo muito mais do que os fundos de investimento. Por isso, o governo tomará medidas para não prejudicá-los. Com a queda da Selic, os fundos foram afetados. Se cai o rendimento, as pessoas migram para a poupança. É preciso manter os dois atrativos”, explica Miguel José de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.

Segundo ele, a poupança é muito mais interessante do que os fundos, nos quais há desconto do Imposto de Renda e cobrança de taxas. “O fundo com taxa superior a 1,5% perde para a caderneta. Se cobrar taxa maior que 1,5%, saia dele e vá para a poupança”, orienta Oliveira. Nos fundos, se houver movimentação em até seis meses de seu início, é descontada alíquota de 22,5% do Imposto de Renda. Se a retirada acontecer após dois anos, a alíquota cairá para 15%.

SAIBA MAIS

POUPANÇA
Rendimentos isentos de Imposto de Renda. Correção em relação ao total aplicado é sempre de 0,5% ao mês, mais TR (Taxa Referencial).

CDB
Rendimento pode ser prefixado ou pós-fixado. No prefixado, cliente negocia no ato da aplicação quanto vai receber no resgate. No pós-fixado, vencimento fica atrelado à taxa básica de juros da economia (CDI). Não há taxa de administração, mas Imposto de Renda é cobrado.

FUNDOS DI
Rendimento atrelado à Taxa Selic, mas é pós-fixado. É cobrada uma taxa de administração. Portanto, o rendimento líquido é sempre menor do que a Selic. O Imposto de Renda é cobrado todo semestre e incide sobre os rendimentos.

TESOURO DIRETO
Sistema de compra e venda de títulos públicos por pessoas físicas pela Internet. É preciso ficar atento às taxas de administração dos agentes de custódia, que vão de 0 a 4% ao ano.

Nenhum comentário: