terça-feira, 2 de dezembro de 2008

02/12/2008 01:17:00

Pelo menos 50 companhias terão que se explicar sobre call center

Priscila Belmonte

Rio - O Ministério da Justiça vai notificar, já nesta semana, pelo menos 50 empresas que deixaram de prestar esclarecimentos aos Procons estaduais. Companhias de 12 estados e mais o Distrito Federal foram consultadas sobre as providências tomadas para a adequação às novas regras de call center. Para se ter idéia, de 557 ofícios enviados a 140 firmas, só 47,4% foram respondidos.
O primeiro dia de vigor da lei frustrou grande parte dos consumidores. Ronda feita por O DIA mostra que empresas de telefonia, TV por assinatura, bancos e companhias aéreas alegaram dificuldades para cumprir o decreto.
Na consulta ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da TIM, o atendente informou que o sistema estava fora do ar e, por isso, não tinha como emitir o registro. A previsão para a normalização do serviço era de uma hora. O mesmo ocorreu com a Vivo, mas a solução para o problema só seria dada duas horas depois, disse a operadora. A dificuldade encontrada na Oi foi a exigência de discar o número do telefone para começar o atendimento. A Net, que atua no segmento de TV por assinatura, levou três minutos para dar início ao serviço.
De acordo com o ministro da Justiça, Tarso Genro, as empresas que descumprirem as novas regras estão sujeitas a multas que podem chegar a R$ 3 milhões. Mas, segundo ele, consumidores devem estar prontos para enfrentar dificuldades, uma vez que as mudanças no setor estão apenas em fase inicial. “Nem tudo será um mar de rosas, certamente teremos muitas deficiências, mas que poderão ser corrigidas paulatinamente”, argumentou. Genro acrescentou que as empresas têm obrigação de prestar serviços de alta qualidade, mas cabe ao cidadão reclamar e ao governo fiscalizar.


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