segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

01/12/2008 17:56:00

SAC: Empresas se adaptam à regras, mas ainda falham





Rio - Grande parte das empresas já se adequou às novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que entraram em vigor nesta segunda-feira, conforme o Decreto 6.523/08. No entanto, a reportagem do Terra verificou que algumas ainda apresentam falhas.
Entre 15 grandes companhias de telefonia fixa e móvel, transporte aéreo, serviços de televisão, bancos e planos de saúde, apenas duas demoraram mais do que 1 minuto para atender a ligação da reportagem. O operador de uma companhia de telefonia fixa levou três minutos para atender ao chamado de reclamação, enquanto uma linha aérea demorou quatro minutos para responder ao mesmo pedido.
Todas as empresas consultadas já tinham no primeiro menu eletrônico as opções de reclamação e cancelamento de serviços, conforme a nova regra. O descumprimento das novas leis poderá acarretar em multa de até R$ 3 milhões para as empresas.
Quem não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.

As informações são do Terra

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