domingo, 22 de fevereiro de 2009

Glenda Kozlowski diz estar pronta para estrear na transmissão dos desfiles

22/02/2009 00:34:00

Sabrina Grimberg

Rio - Acabou a contagem regressiva de Glenda Kozlowski para fazer sua estréia, ao lado de Cléber Machado, narrando o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, direto do Sambódromo. A preocupação em fazer bonito foi tanta que há uma semana a apresentadora do ‘Globo Esporte’ mudou sua rotina do avesso. Afinal, são quase nove horas ao vivo por dia — hoje, a transmissão começa às 20h50.
“Quando estou cansada, a primeira coisa que me acontece é perder a voz. Então, desde o último fim de semana, comecei a virar a noite para me acostumar”, revela ela, acreditando que a dificuldade maior do trabalho vai ser manter o pique no dia seguinte. “Na primeira noite você está ansiosa, com uma carga de adrenalina enorme e tem muitas informações. A questão é a segunda-feira. E se o cansaço bater às 4h30 e ainda tiver duas escolas a desfilar?”, pondera.
Ciente da responsabilidade de substituir Maria Beltrão — que ocupou o posto por sete anos e quis sair para se dedicar exclusivamente ao ‘Estúdio i’ (da Globo News) — Glenda mergulhou (de cabeça) no samba há um mês e meio para descobrir o que chama de ‘novo mundo’. “Primeiro quis entender que mundo é esse que vou falar. Quem são essas pessoas? Como o carnavalesco transforma o enredo nessa ópera aberta? É a minha primeira experiência... estou descobrindo o Carnaval”, confessa Glenda, que entra para a lista ao lado de nomes como Fátima Bernardes, Isabela Scalabrini e Leilane Neubarth. “A Globo tem uma seqüência de mulheres nessa história que é um peso enorme. Sei que é uma exposição muito grande. Vou morrer de medo, mas ‘vambora’”, empolga-se a jornalista, que foi pega de surpresa com o convite da direção.
“Sempre tive problema com o meu cabelo por gostar dele comprido demais. No final do ano passado, ele estava enorme e a Teresa Cavalleiro (editora) me chamou. Na hora eu pensei: ‘Pronto, aí vem bronca’. Ela me perguntou: ‘Topa fazer Carnaval?’. Pô, legal. Topo. ‘Você não está entendendo... é para narrar com o Cléber’. Levei um susto e disse: ‘Eu? Estão loucos da cabeça? Não entendo nada, eu não sei’. Ela me mandou pensar... Não dormi naquela noite”, relembra Glenda.
Com as férias marcadas justamente para essa época, Glenda sacrificou sua viagem à Disney com toda a família. Às gargalhadas, ela conta o que diz para Maria Beltrão quando a encontra nos corredores: ‘Desgraçada, eu te odeio’. Próximas por conta da participação constante de Glenda como comentarista esportiva do ‘Estúdio i’, Beltrão tornou-se sua ‘professora particular’.
Com 15 anos de experiência no esporte, Glenda logo percebeu a semelhança entre os dois temas. “Vi que tanto o Carnaval como o esporte, principalmente o futebol, mexem com a paixão”, analisa. “Fui seduzida pelo Carnaval. Pela simplicidade das pessoas, pelo amor que eles têm e o respeito pelo trabalho um do outro”. Passando pela prova de fogo, Glenda tem tudo para ter vida longa na bolha de vidro da Globo na Avenida.

Nenhum comentário: