domingo, 22 de fevereiro de 2009

22/02/2009 - 14h43 - Atualizado em 22/02/2009 - 14h45

Seis escolas abrem o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial no Rio

A bicampeã Beija-Flor se apresenta neste domingo (22).
Império Serrano é a única a reeditar samba e enredo, neste carnaval.
Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio
Alba Valéria Mendonça
G1
A Beija-Flor, bicampeã do carnaval carioca, é a quinta escola a desfilar no domingo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Começa às 21h deste domingo (22), o desfile do Grupo Especial das escolas de samba, no Sambódromo, no Centro do Rio. Seis escolas vão se apresentar neste primeiro dia de desfile e outras seis na segunda-feira (23). Neste domingo, desfilam Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.

Na segunda-feira (23) é a vez de Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro.

 Império Serrano
O desfile será aberto pela Império Serrano, campeã do Grupo de Acesso A em 2008, que leva para a avenida o enredo “A lenda das sereias e os mistérios do mar”, de 1976. A carnavalesca Márcia Lávia quer levar a escola a dar a volta por cima recontando as histórias e lendas e relembrando os mitos que povoam a imaginação do povo neste universo de encanto e beleza que é o fundo do mar.

A bateria com 254 ritmistas comandados por mestre Átila promete um grande espetáculo com paradinhas e coreografias com a rainha Quitéria Chagas. Ela será a sereia encantando os marinheiros (ritmistas), na avenida. O samba, um dos mais belos deste carnaval será defendido pelo puxador Nego, irmão de Neguinho da Beija-Flor.

 Grande Rio
Alba Valéria Mendonça
G1
Grande Rio vai celebrar o Ano da França no Brasil, no Sambódromo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Segunda escola a desfilar na noite de domingo, a Grande Rio vai entrar na Sapucaí como uma das favoritas ao título de 2009. A escola promete muito luxo nas fantasias e alegorias para celebrar o Ano da França no Brasil, com o enredo “Voilà, Caxias! Para sempre liberté, egalité, fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!”, do carnavalesco Cahê Rodrigues.

Com um carnaval estimado em cerca de R$ 8 milhões, a Grande Rio traz com exclusividade no quinto carro 32 bailarinos do Moulin Rouge, cabaré francês, que vão mesclar samba e cancan. A escola vem com a atriz Paola Oliveira, à frente da bateria comandada por mestre Odilon. Na escola também desfila a atriz Suzana Vieira.



“Vamos falar do encanto que a natureza brasileira exerceu sobre os europeus, mostrando a missão artística da corte de D. João VI e as influências culturais e arquitetônicas que sofremos dos franceses”, explicou Cahê.

 Vila Isabel
Depois de dois anos afastado dos desfiles, a Vila Isabel vai levar para a avenida o cantor e compositor Martinho da Vila. Ele vai encarnar o jornalista carioca João do Rio, para contar a história da vida da cidade a partir do centenário do Theatro Municipal. O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza em parceria com Paulo Barros, que ficou famoso pelas chamadas alegorias vivas (cheias de componentes e com coreografias).

A escola, que doou todas quatro mil fantasias à comunidade, aposta na força do canto dos componentes, no carnaval ricamente planejado. Pelo segundo ano consecutivo a ex-miss Natália Guimarães desfilará à frente da bateria de mestre Mug.

 Mocidade
Alba Valéria Mendonça
G1
A Mocidade vai promover encontro fictício entre dois escritores na avenida (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Entrando pela madrugada, a Mocidade Independente de Padre Miguel será a quarta escola a se apresentar no primeiro dia de desfiles. No enredo “A Mocidade apresenta: clube literário – Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!”, o carnavalesco Cláudio Cebola, promove um encontro fictício entre os escritores na avenida.
A rainha Thatiana Pagung vai interagir com os ritmistas da “bateria nota dez” de mestre Jonas. Há uma grande expectativa em torno da comissão de frente coreografada por Fábio de Mello, que ficou conhecido pelas belas comissões que fez na Imperatriz Leopoldinense. O ator Marcos Palmeira irá desfilar encarnando o escritor Guimarães Rosa.

 Beija-Flor
A expectativa é grande pelo desfile da Beija-Flor de Nilópolis, bicampeã do carnaval carioca. As novidades começam na concentração onde, durante o esquenta da bateria, será celebrado o casamento do intérprete Neguinho da Beija-Flor. Mesmo debilitado pelo tratamento contra um câncer, Neguinho promete levar o samba até o final.

A Beija-Flor vai cantar na avenida a história do banho, desenvolvida pelos carnavalescos Alexandre Louzada, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Laíla, da antiguidade aos dias de hoje, lembrando inclusive o que chamou de banho alternativo: de chuva, de sol, de lua, de cheiro, de gato e de axé. A rainha de bateria é Raissa de Oliveira, de 18 anos, há sete desfila à frente da bateria de mestre Paulinho.

Alba Valéria Mendonça
G1
Unidos da Tijuca vai fazer uma viagem pelo céu dos sonhos e da realidade (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
 Unidos da Tijuca
A Unidos da Tijuca vai encerrar o primeiro dia de desfiles com uma odisséia sobre o espaço, de autoria do carnavalesco Luiz Carlos Bruno. A escola vai fazer uma deliciosa viagem pelo céu dos cientistas, dos deuses, das lendas e superstição, do imaginário infantil, do cinema e da realidade.

A estrela da Tijuca é a modelo e apresentadora Adriane Galisteu, que desde 2007 desfila como rainha da bateria do mestre Casagrande. A ala dos super-heróis que fazem parte do céu infantil promete arrebatar o público.

Nenhum comentário: