terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

24/02/2009 - 12h29

Locutor do carnaval de SP se prepara para apuração das notas

Responsável por ler os quesitos toma muita água e masca gengibre.
Campeã do carnaval paulista será conhecida a partir das 16h, no Anhembi.
Do G1, com informações do SPTV
A manhã de terça-feira (24) foi de bastante preparação para Antônio Pereira da Silva, o Zulu, locutor oficial da apuração das notas do carnaval de São Paulo desde 1993. Poucas horas antes da apuração, ele cuida bem da voz. São pelo menos dois litros de água por dia nessa época. Mastigar gengibre também ajuda as cordas vocais. O truque é antigo, mas ele não abre mão.

Veja o site do SPTV

A apuração das notas começa às 16h, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital paulista. São nove quesitos ao todo: Samba enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, enredo, fantasia e alegoria.

As notas variam de sete a dez, fracionadas em 0,25. Quatro jurados avaliam cada um dos quesitos, sem descarte de notas. Em 2008, eram três jurados e a nota mais alta e a mais baixa eram descartadas. Com a mudança, espera-se reduzir as chances de empate.

Zulu sabe da responsabilidade que tem, em um dia de muita ansiedade e expectativa para os carnavalescos. O que ele faz é bem mais que uma leitura. Quando fala os nomes das escolas, os quesitos e as notas, mexe com a emoção de quem trabalhou um ano inteiro só esperando por aquele momento.

Para tudo ficar pronto a tempo, antes das 16h, muita gente trabalhou na limpeza e na montagem das mesas onde vão ficar os jurados e os presidentes das escolas. A disputa promete ser apertada. “O nível técnico das escolas foi muito bom, o resultado deve ser decidido em décimos”, afirmou Luiz Sales, coordenador de carnaval da São Paulo Turismo (SPTuris).

As duas escolas que tiveram as menores notas finais serão rebaixadas para o Grupo de Acesso. No ano passado, caíram a Águia de Ouro e a Camisa Verde e Branco. As duas escolas campeãs do Grupo de Acesso ganham o direito de disputar no Grupo Especial o carnaval 2010 – no ano passado, subiram a Leandro de Itaquera e a Unidos do Peruche.

Nenhum comentário: