sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Estado já tem cinco cidades em emergência

28/11/2008 01:34:00


Chuvas já afetaram mais de 215 mil pessoas, deixaram 2 mil desalojadas e 400 desabrigadas

Maria Luisa Barros

Rio - Cinco municípios estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde o início do mês. As inundações e deslizamentos de encosta já afetaram mais de 215 mil pessoas em todo o estado, causando três mortes, uma em Volta Redonda e duas em Rio Bonito.

Segundo a Defesa Civil, além dos municípios de Carapebus, no Norte fluminense, e Rio Bonito, na Baixada Litorânea, mais três cidades foram castigadas pelos temporais e decretaram emergência: Silva Jardim (Litorânea), Paracambi (Baixada Fluminense) e Barra do Piraí (Sul Fluminense). Ontem a Defesa Civil começou a liberar casas que haviam sido interditadas por medida de precaução. Com isso, muitos moradores que estavam alojados em abrigos das prefeituras começaram a voltar para suas casas, reduzindo de 477 para 397 o total de desabrigados. O número de desalojados, porém, subiu de 1.508 para 2.023.

CAMPOS: INUNDAÇÃO

Em Campos, o nível da água do Rio Ururaí subiu um metro acima do normal, inundando ruas e casas. O município do Norte Fluminense tem o maior número de vítimas das chuvas no estado. A cidade tem 241 pessoas desabrigadas e mais 414 desalojados. Em Carapebus, a lagoa do Parque Nacional da Reserva de Jurubatiba transbordou. O Ibama autorizou a abertura do canal que liga a lagoa ao mar. O nível da água baixou, mas só deve voltar ao normal em três dias.

No município de Rio Bonito choveu em apenas uma hora 60 milímetros, quantidade normalmente acumulada em 15 dias. O Climatempo alerta para mais temporais neste fim de semana, por causa da frente fria estacionada no litoral. A previsão é que o tempo comece a melhorar no domingo.

A Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Estadual permanecem em alerta. Moradores devem evitar áreas de encosta. Quem quiser ajudar as vítimas poderá levar donativos a qualquer quartel do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: