terça-feira, 4 de novembro de 2008

Aneel aprova aumento médio de 4,7% aos consumidores da Light no Rio

Publicada em 04/11/2008 às 11:32
Mônica Tavares
BRASÍLIA - A conta de luz dos consumidores de Light vai subir em média 4,7%. Para os consumidores de baixa tensão (residenciais) o aumento será de 3,29% e para de alta tensão (indústrias) vai variar entre 4,44% a 7,4%. Uma das principais causas da revisão tarifária ter ficado acima da proposta inicial de 3,14% foi o aumento do dólar, já que a Light compra energia elétrica da Usina de Itaipu. O aumento foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante reunião pública nesta terça-feira e passa a vigorar a partir do dia 7.
A Light presta serviço para 3,8 milhões de unidades consumidoras em 31 municípios do Rio de Janeiro. A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão, os técnicos da agência avaliam os custos das empresas e se eles foram eficientes. O objetivo, segundo a Aneel, é obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição. A revisão é feita em média a cada quatro anos e quando acontece substitui o reajuste anual das tarifas.
Este ano, 36 distribuidoras estão passando pela segunda revisão tarifária. Em 2009, serão 17 concessionárias. E outras duas empresas serão submetidas à revisão em 2010. Em 2007, sete concessionárias já haviam sido avaliadas neste processo: Coelce (CE), Eletropaulo (SP), Escelsa (ES), Celpa (PA), Elektro (SP), Bandeirante (SP) e CPFL Piratininga (SP).

Nenhum comentário: