domingo, 7 de junho de 2009

06.06.09 às 19h56 > Atualizado em 06.06.09 às 22h50

Viagem ao mais profundo mar

Sonda Nereus vai ao maior abismo sob o oceano para colher amostras de animais e terra que desvendarão mistérios da região, menos conhecida que a Lua e Marte. ‘Mergulho’ equivale a 81 vezes a altura do prédio da Central do Brasil

POR JOÃO RICARDO GONÇALVES, RIO DE JANEIRO
Rio - Apesar de o mar intrigar a humanidade, sabe-se menos sobre a sua geografia do que a de Marte ou a da Lua. Se depender da “vontade” de Nereus — sonda americana com o mesmo nome do “ancião dos mares”, deus da mitologia grega —, este panorama vai mudar. Semana passada, o aparelho conseguiu chegar, pela terceira vez, no ponto mais pronfundo do oceano, trazendo informações inéditas.

Com o feito, a equipe do Instituto Oceanográfico Woods Hole obteve pela primeira vez imagens em tempo real de 11 mil metros de profundidade do ‘Challenger Deep’, ponto mais profundo da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico. O topo do Monte Everest, o mais alto do mundo, tem 8.850 metros.

Em 1998, japoneses tinham feito iniciativa semelhante. Em 1960 americanos chegaram a mandar um veículo tripulado. Nunca antes, no entanto, se voltou com tantas amostras de terra, animais e imagens. Para se ter uma idéia da dificuldade da missão, cilindros de oxigênio normais estouram quando se passa de dois mil metros de profundidade.

Para superar os obstáculos, cientistas que projetaram o Nereus criaram um veículo mais leve, barato e eficiente, que ficou 10 horas na fossa. O resultado das amostras e dos mapeamentos ainda está sendo analisado, mas, pelo visto, os mistérios do mar serão cada vez menos exclusividade dos seres mitológicos.


Nenhum comentário: