sábado, 9 de janeiro de 2010

Parabéns ao Campeão Brasileiro de 2009



Fim de um jejum

Por Genilson Júnior

Rio - Ao término da 21ª rodada, quando o Flamengo flutuava no meio da tabela, nem o mais otimista dos rubro-negros acreditava que o Flamengo se tornaria campeão brasileiro de 2009. Pois bem! A partir dali, Andrade teve a volta de quase meio time, Adriano e Petkovic retomaram a boa forma física e técnica, Álvaro e Maldonado entraram no time como uma luva e o Flamengo desandou a ganhar jogos importantes.

Foto: Banco de Imagens

Em 1992, o Maestro Júnior comandou a conquista do pentacampeonato num time recheado de garotos

Com essa brilhante arrancada, que fez o Flamengo ocupar a primeira posição na penúltima rodada, após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, o Rubro-Negro pôs fim a um jejum de 17 anos sem o título mais importante do futebol brasileiro.

Foto: Banco de Imagens
Torcida faz a festa com a Taça de Bolinhas

Nesse intervalo, o Mengão bateu na porta algumas vezes. Em 93 e 97, quando chegou a se classificar para a próxima fase e no ano passado, quando liderou a competição por algumas rodadas. Apesar desse período sem o maior título do país, o Fla nunca deixou de conquistar títulos importantes, como a Copa do Brasil 2006, a Copa Mercosul em 1999, além de oito títulos estaduais. Mesmo assim, a Nação Rubro-Negra não perdoava a falta de um campeonato nacional e, em 2008, chegou até a pendurar uma faixa exigindo a conquista: 'O Brasileiro É Obrigação'.

De volta à ponta

Com tanto tempo afastado de títulos, o Flamengo viu o São Paulo, que tinha apenas três canecos em 92, levar o Brasileirão por três vezes seguidas e tomar a hegemonia nacional, com seis conquistas.

O troféu de 2009 devolve ao Flamengo o status de equipe com mais Brasileiros, dessa vez ao lado do Tricolor Paulista.

Nenhum comentário: