sábado, 18 de outubro de 2008

Rio de Janeiro tem maior proporção de idosos do país

26/09/2008 > Reportagem

Muitos idosos hoje são chefes de família no Rio, segundo uma nova pesquisa do IBGE. Aposentados, eles sustentam a casa. Para pagar todas as contas, alguns voltam a trabalhar.

A aposentada Glória Valente tem 68 anos. Leva tudo na ponta do lápis para não se apertar. É com a aposentadoria que sustenta praticamente toda a casa. O marido, também aposentado, trabalha como porteiro. Com eles, em Jacarepaguá, ainda moram a filha que está desempregada, o genro e dois netos.

“Nosso pensamento é: só fazemos compras quando realmente é necessário”, conta a aposentada Glória Valente.

O Rio de Janeiro tem hoje 2,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos, segundo um levantamento do IBGE. É o estado com a maior proporção de idosos do país. Em 64% das casas onde moram esses idosos, eles são considerados chefes de família. A maioria ganha até R$ 830.

Ainda de acordo com a pesquisa, 20% dos idosos trabalham, como é o caso do recepcionista Milton Brasil. Ele se aposentou há sete anos, mas por causa das dificuldades financeiras teve que procurar outro emprego. Em um supermercado no Recreio, conseguiu a vaga de recepcionista da administração.

Aos 64 anos, morador de Duque de Caixas, é com a mulher e com a filha que ele divide as despesas da casa e também sem muitas sobras no bolso.

“Festinhas, passeios, teatro, cinema foram cortados. O que eu ganho com a aposentadoria não é suficiente para manter a família e é preciso recorrer a outro emprego, quando você já estava na hora de descansar”, comenta o recepcionista Milton Brasil.

Nenhum comentário: