Mostrando postagens com marcador Do site "O DIA". Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Do site "O DIA". Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Para concessionária, metrô do Rio é um dos melhores do mundo

27.02.10 às 02h52

Diretor destaca o ar-condicionado e o índice de passageiros por metro quadrado, menor que o de Tóquio. Secretário de Transportes vai alterar contrato para aumentar o intervalo entre os trens e adequá-lo ao tempo praticado hoje

POR AMANDA PINHEIRO

Rio - Esqueça os atrasos abusivos, a superlotação que já causou desmaios nos passageiros e o ar-condicionado que mais parece sauna. Para a direção da concessionária, o metrô do Rio é um dos melhores do mundo. A empresa se defendeu das críticas dos usuários em audiência pública ontem, na Assembleia Legislativa (Alerj). O diretor de Relações Institucionais, Joubert Flores, listou uma ‘vantagem’: “Nosso sistema é um dos melhores: não há qualquer outro metrô no mundo que tenha ar-condicionado”. Ele comparou a lotação daqui com a de Tóquio: “A nossa média é de 6,2 pessoas por metro quadrado no horário de pico, contra nove no Japão”.

A declaração revoltou passageiros da Linha 2, em que o ar-condicionado funciona precariamente. “Sabemos que em diversos países os trens têm ar. E quando está frio, têm aquecedor. Aqui o sistema não funciona”, contesta a auxiliar administrativa Michele Freitas, 19 anos. O metrô de Madri é um dos que têm ar-condicionado e calefação.

Para a operadora de telemarketing Suelen dos Santos, 22 anos, o caos do metrô é o resultado dessas declarações: “As pessoas acreditam que o serviço é de qualidade graças às propagandas enganosas. Já passei mal devido à superlotação e precisei descer antes da minha estação”.

COBERTOR CURTO

“Para atender o que está previsto no contrato, (intervalo de 4 minutos e 45 segundos, em horário de pico, na Linha 1), seria preciso sacrificar os passageiros da Linha 2, que exige intervalo de 6 min 30 seg. Por isso, estamos trabalhando com 5 minutos e 30 segundos, para não prejudicar só uma parte”, justificou Joubert.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, vai se reunir com o conselho da Agetransp (agência reguladora do transporte público) para alterar o contrato e adequar o limite de intervalo entre os trens ao que a concessionária pode oferecer. Lopes vai definir também os indicadores de desempenho que servirão de referência para a Agetransp fiscalizar o serviço prestado pela concessionária.

Nova audiência pública será marcada. “O estado, a concessionária ou a agência terão de apresentar estudos que comprovem a alegação da Metrô Rio de que a conexão Pavuna-Botafogo é segura”, disse o presidente da Comissão de Transportes, deputado Marcelo Simão. Para o Ministério Público Estadual, há riscos.

Conselheiro de agência culpa governo

A Agetransp foi o principal alvo dos deputados na audiência. A agência que deveria fiscalizar o metrô foi taxada de ‘omissa’. Conselheiro da agência, Herval Barros culpou o Governo do estado pelo fato de o órgão nunca ter multado ou sequer advertido a concessionária nos últimos anos, mesmo com todas as falhas.

“Os problemas de operação do metrô estão acontecendo em função da Linha 1A. Havia pontualmente algumas questões de atraso, mas o conforto e a disponibilidade dos trens na operação original (antes de 22 de dezembro) eram plenamente atendidos. Não havia o problema de agora”, disse Barros, esquecendo que a superlotação do metrô é alvo de queixas dos passageiros muito antes de dezembro.

O conselheiro disse ainda que a agência tem recebido e comprovado as reclamações dos clientes, mas afirmou não poder punir a empresa, porque os indicadores de desempenho do contrato não foram homologados. Secretário de Transportes, Júlio Lopes prometeu fazer isso.

Metrô da Barra começa a ser construído dia 20. Estado ainda não sabe o trajeto que vai ligar Ipanema à Gávea

As obras da Linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca à Zona Sul, a um custo estimado de R$ 3 bilhões, vão começar no dia 20 de março. Os trabalhos se iniciam pela Estação Jardim Oceânico. Haverá ainda estações em São Conrado e na Gávea, onde termina a linha. Mas a Secretaria Estadual de Transportes admite que não definiu ainda qual será o trajeto seguido pela Linha 1 até a Gávea, onde as duas linhas se integrarão.

O caminho tem duas possibilidades: via Ipanema e Leblon, ou por Botafogo e Jardim Botânico. Segundo a secretaria, isso será discutido posteriormente.

As obras da estação na Gávea também ainda não têm data para começar. Ainda assim, a meta do governo estadual é que a Linha 4 fique pronta para as Olimpíadas do Rio, em 2016. O metrô até a Barra substitui a proposta apresentada pelo Rio ao Comitê Olímpico Internacional para os Jogos, que previa um corredor exclusivo de ônibus da Barra até Ipanema.

No momento em que a construção da nova linha do metrô é iniciada, a concessionária admite que outras obras que deveriam estar sendo concluídas tiveram prazos prorrogados. A Estação Cidade Nova, por exemplo, que ficaria pronta em março, não tem mais data para ser concluída, segundo o presidente da Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa. O trecho de conexão entre linhas 1 e 2, entre São Cristóvão e Central, também passa por ajustes. E a Estação Uruguai mantém previsão para estar pronta em 2014.

Engenheiro bate boca com diretor

A audiência também teve momentos tensos. Doutor em engenharia de transportes, Fernando Mac Dowell chamou Joubert Flores, do metrô, de mentiroso quando ele explicava a junção de trilhos em “Y”. “Você não pode dizer que a chave de mudança de via é segura e pode evitar um acidente em caso de erro na sinalização, porque as maiores tragédias metroviárias do mundo foram causadas por falha nesta mesma chave”, garantiu.

Questionado por uma cadeirante sobre os problemas de acessibilidade do metrô, Joubert adiantou que, de setembro a dezembro, a empresa vai adaptar todas as estações e torná-las acessíveis.

Tatiana Pagung: Garota dourada

Rainha de bateria da Mocidade Independente, Thatiana Pagung ganha o prêmio Tamborim de Ouro na categoria Musa do Carnaval 2010 e brilha de dourado

POR MARCIA DISITZER

Rio - Thatiana Pagung, que completou 30 anos na quinta-feira, ganhou um presentão de aniversário: o prêmio Tamborim de Ouro. Ela foi eleita, pelo voto popular, a musa do Carnaval 2010. A 13ª edição do evento — realizado pelo jornal O Dia e pela rádio FM O DIA, que consagra os melhores do Carnaval Carioca — aconteceu no sábado, em grande estilo, na Cidade do Samba. Nas fotos deste ensaio, Thatiana mostra o brilho do ouro em vestidos, blusas e shorts de paetês, lurex e crochê dourado, em sintonia com a sua coroação.

Foto: Marcio Mercante /  Agência O Dia
Linda, Tatiana Pagung foi eleita a musa do Carnaval 2010 pelo prêmio Tamborim de Ouro | Márcio Mercante / Agência O Dia

“É uma verdadeira felicidade receber um prêmio decidido pelo voto popular. É reflexo do meu envolvimento e da minha entrega com a Mocidade Independente, exalei amor e alegria nesse Carnaval”, diz ela, que foi, pela quarta vez, rainha de bateria da Verde e Branca. “Este ano, estava solta, mais à vontade. Me dei conta de como amo estar naquele palco à frente da bateria”, disse a musa.

Thatiana conta também que, devido à participação e ao amor explícito da comunidade de Padre Miguel, desistiu de deixar o posto. “Fiquei muito emocionada com o povão gritando meu nome ao final do desfile. Não quero mais parar, deixei a ideia de lado”, promete a rainha de 2011.

Enquanto descansa do Carnaval, Thatiana já enumera planos para o ano que, finalmente, começa. “Além de voltar a ensaiar a peça ‘Sujou — A Comédia’, pretendo estrear, em abril, um show no qual cantarei apenas sambas de raiz”. Arrasa!

sábado, 9 de janeiro de 2010

OAB divulga gabarito oficial do Exame de Ordem de 2009

16.09.09 às 19h17

Rio - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou na noite de terça-feira (15), os gabaritos preliminares oficiais e as provas do segundo Exame de Ordem unificado de 2009. A seleção inclui 26 Estados - somente Minas Gerais não participa do exame, aplicado no último domingo (13).

Só os aprovados passam para a segunda fase, que será aplicada em 25 de outubro. A última etapa da avaliação será a prova prático- profissional, que consistirá de uma peça e de cinco questões versando sobre a área escolhida pelo candidato.

Recursos
Quem discordar do gabarito poderá entrar com recurso, via internet, através do site (http://www.oab.org.br/) da OAB. De acordo com o edital, o prazo para interposição de recursos é de três dias úteis, contando do dia subsequente ao da divulgação dos resultados - ou seja, até sexta-feira, dia 18 de setembro.

Veja aqui os gabaritos preliminares:
Gabarito Caderno Liberdade (http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_2/arquivos/oab2009-2_Gab_Preliminar_001_3.PDF)
Gabarito Caderno Igualdade (http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_2/arquivos/oab2009-2_Gab_Preliminar_001_2.PDF)
Gabarito Caderno Fraternidade (http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_2/arquivos/oab2009-2_Gab_Preliminar_001_1.PDF)

Veja aqui os cadernos de provas:
Caderno Liberdade (http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_2/arquivos/OAB2009-2_001_3_LIBERDADE.pr.pdf)
Caderno Igualdade (http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_2/arquivos/OAB2009-2_001_2_IGUALDADE.pdf)
Caderno Fraternidade (http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_2/arquivos/OAB2009-2_001_1_FRATERNIDADE.pdf)

'A Fazenda 2': Sheila defende seu ex, Alexandre Pires

06.01.10 às 16h36 > Atualizado em 06.01.10 às 17h04
Foto: Reprodução Internet

Rio - Sheila Mello se mostrou bem chateada com as críticas que Igor Cotrim fez ao seu ex-namorado, o cantor Alexandre Pires. Igor fez alguns comentários que desagradaram a moça durante uma conversa onde ela relembrou o dia em que Alexandre Pires chorou após cantar para o ex-presidente americano George W. Bush. "As pessoas meteram o pau nele, mas o Alexandre não chorou por causa do Bush, e sim por se dar conta de onde ele havia chegado. Quem conhece a história dele sabe a importância que o fato teve em sua vida", disse a moça a Leozinho, com quem desabafou após a conversa com Igor.

Ao ouvir Sheila, Leozinho procurou mostrar compreensão e disse que Igor era inteligente, mas que as vezes se excedia ao fazer comentários de mau gosto.

As informações são do Terra

Rio quer muros para barrar expansão em Angra

06.01.10 às 16h33 > Atualizado em 06.01.10 às 17h19

Rio - A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro planeja adotar em Angra dos Reis um projeto que causou polêmica na cidade do Rio: construir os chamados ecolimites nos morros da cidade. Segundo a secretária Marilene Ramos, não se sabe como eles serão demarcados, mas existe a possibilidade de se construírem muros para evitar a expansão de construções irregulares nos morros.

Fortes chuvas que atingiram o município na madrugada da última sexta-feira provocaram deslizamentos de terra em vários morros da cidade, causando mortes em dois deles. No Morro da Carioca, no centro de Angra dos Reis, pelo menos 21 pessoas morreram.

>> FOTOGALERIA: Vítimas da avalanche em Angra dos Reis são enterradas

A secretária contou que, quando trabalhava como consultora ambiental para a prefeitura do município, na década de 90, chegou a implantar um projeto de ecolimites com cercas. Nesta quarta-feira, depois de sobrevoar a cidade, ela disse que não há sinais das cercas implantadas no alto dos morros do centro.

"Na época em que trabalhei, fizemos uma primeira tentativa, com o projeto Cinturão Verde. Chegamos a construir uma grande extensão de cerca, a retirar algumas moradias de áreas mais altas. Mas hoje não consigo vislumbrar nem resquícios dessa cerca", disse. "Esse novo ecolimite pode ser uma cerca, mas pode ser também um muro, já que a gente viu que a cerca não deu certo."

>> FOTOGALERIA: Bombeiros trabalham no resgate das vítimas

No início de 2009, o governo do Estado informou que construiria muros em várias favelas do Rio de Janeiro, para evitar a expansão de construções irregulares nesse locais. O projeto recebeu críticas que diziam que o projeto segregaria as favelas do resto da cidade. Para o governo, os ecolimites impedem o desmatamento e a construção de casas em locais considerados de risco.

Angra terá sirenes em morros

A prefeitura de Angra dos Reis (RJ) vai instalar sirenes no alto dos morros da cidade para informar a população sobre o nível elevado de chuvas. Segundo o prefeito Tuca Jordão, serão colocados na parte superior das encostas pluviômetros eletrônicos (aparelhos que medem a quantidade de chuva) que estarão ligados a sirenes, para alertar a população quando o nível de chuvas atingir um ponto crítico.

>>> Confira lista das vítimas da tragédia em Angra dos Reis

"A um determinado nível pluviométrico, aciona-se a sirene, não para causar pânico, mas para as pessoas saberem: ''é um alerta, temos que sair da nossa residência''", explicou.

Corpos de duas turistas são liberados

Os corpos das duas últimas vítimas do grupo de pessoas de Arujá, em São Paulo, que estavam desaparecidos após a tragédia em Ilha Grande, foram liberados na manhã desta quarta-feira pelo Instituto Médico Legal (IML) do Rio. De acordo com parentes, Emanuela Rodrigues Netto (33 anos) e Fernanda Muraca (27 anos) serão sepultadas ainda nesta quarta em Arujá.

>> FOTOGALERIA: As vítimas da tragédia em Angra dos Reis

Até o momento, as autoridades contabilizam 31 mortos em Ilha Grande e outros 52 em todo o município de Angra dos Reis. O Corpo de Bombeiros ainda procura por Roseli Marcelino Pedroso, de 34 anos, que ainda não foi localizada no Bananal. Uma criança desapareceu no Morro da Coroa e também ainda não foi encontrada.

Uma madrugada, duas tragédias

Duas tragédias abalaram Angra dos Reis na madrugada do dia 1º de janeiro de 2010. Na Ilha Grande, a queda de uma barreira encobriu a pousada de luxo Sankay, lotada de turistas, e mais sete casas, duas alugadas por temporada, que ficavam na enseada do Bananal. Vizinhos escutaram um forte estrondo do alto do morro às 3h30. Foi quando chegou a notícia de que toneladas de lama, galhos e pedras haviam encoberto um terço da pousada e as casas no entorno. O impacto do desmoronamento levou corpos ao mar.

Vizinhos ajudaram a socorrer vítimas soterradas, mas não conseguiram salvar a mulher que, só com a cabeça acima da terra, gritava para que procurassem primeiro seu filho. No Centro de Angra, uma encosta cedeu e deslizou por cima de várias casas no Morro da Carioca. Segundo os moradores da região, os deslizamentos ocorreram entre 2h30 e 4h, quando muitos já estavam dormindo.

Cerca de 120 homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se empenharam no trabalho de resgate dos corpos no Centro e na Ilha Grande. O governo do Estado pôs todos os helicópteros das polícias Militar e Civil, e do Corpo de Bombeiros para auxiliar no transporte de feridos e dos corpos. A Marinha do Brasil também está apoiando a Defesa Civil de Angra dos Reis com o transporte de pessoal e fornecimento de alimentos para as equipes. Na Ilha do Bananal, a Marinha também faz a interdição da área marítima.


Com informações do Terra.

Verão faz do Rio de Janeiro o novo eldorado para os artistas

09.01.10 às 03h41 > Atualizado em 09.01.10 às 03h41

Mais de 500 cantores e bandas nacionais foram contratados para fazer shows das festas nos mais importantes municípios fluminenses

Rio - Para os artistas nacionais, principalmente os que vivem da música, o “eldorado” é aqui mesmo no Estado do Rio de Janeiro. Não há, nesta temporada de verão, nenhuma das grandes cidades — e algumas pequenas — que não tenha incluído em seus eventos a presença de um nome famoso no cenário musical brasileiro. A previsão é que mais de 500 artistas foram contratados em todo o estado. Um dos exemplos é o Fest Verão Macaé, iniciado ontem, com um animado show dos Inimigos da HP, antecedendo a apresentação de Seu Jorge na noite de hoje. Um grande nome da MPB que fez um show no Norte do Estado comentou que “nenhum estado, à exceção da Bahia, está contratando mais que o Rio de Janeiro”.

Foto: Divulgação
No Norte Fluminense, onde houve shows de artistas nacionais, o público do município e de outros locais comparece em peso | Foto: Divulgação

Serão 11 dias de música em um mês, no entender do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes. “A prefeitura elaborou uma seleção de shows gratuitos para agradar a todo tipo de público no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Como já é tradição, o Fest Verão traz atrações de grande destaque na música brasileira. A programação vai até 11 de fevereiro”. E a programação esportiva do Fest Verão 2010 vai até 7 de fevereiro na Arena Esportiva, na Praia dos Cavaleiros, que recebeu iluminação especial para a ocasião.

OS SHOWS

Além dos Inimigos da HP e Seu Jorge, também farão espetáculos no Fest Verão Macaé, ainda em janeiro, nas respectivas datas, os seguintes astros da MPB: dia 15, para quem gosta, o DJ Marlboro vai sacudir as carrapetas; dia 16, o rock de Pitty, e uma semana depois, em 22 e 23 deste mês, as bandas Jota Quest e Titãs. No mês seguinte, a partir do dia 6, Macaé cantará com o sambista Diogo Nogueira, o grupo Revelação (Dia 7) e Exaltasamba (dia 11). No esporte, o público macaense participará ou assistirá a provas de futevôlei, beach soccer, vôlei de praia (masculino e feminino), frescobol, tae kwon do, judô, jiu-jítsu, caratê, bodyboard, aquatlon, surfe, natação, skate, capoeira, hand beach, canoagem, corrida noturna e caminhada da melhor idade.

OUTROS VALORES

Depois do show apoteótico de Maria Rita no domingo passado, em que o público de São João da Barra cantou ‘Cara Valente’, ‘A Festa’, ‘Encontros e Despedidas’ e outras mais de 10 canções populares, o palco da Praia de Atafona receberá entre hoje e amanhã, respectivamente, Charlie Brown Jr. e Nando Reis. Após alguns dias de shows religiosos, haverá novas apresentações de música popular nas respectivas datas. Frejat, no dia 17; Banda Eva, no dia 23; Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Cidade Negra no dia 24 de janeiro. Para fechar o mês de janeiro, Asa de Águia e Rita Lee farão os shows dos dias 30 e 31.

Quem vai passar as férias de fevereiro em São João da Barra com certeza não vai perder uma festa do samba na orla em Grussaí com Zeca Pagodinho, logo no dia 6, mas, no dia seguinte, quem faz o show em Atafona é Gilberto Gil. Na Sexta-feira de Carnaval, Elymar Santos, em trio elétrico, atrairá turistas e moradores.
Na terça-feira, 16, a apresentação é de Pixote, e no fechamento das festas de verão de São João da Barra, dias 21 e 27, respectivamente, todos vão cantar com a dupla Chitãozinho & Xororó e com o grupo Revelação.

VERÃO EM CAMPOS

A programação de shows e eventos em Campos dos Goytacazes para o Verão 2010 está muito animada. A agenda promete agitar não apenas a Praia do Farol de São Tomé, mas localidades de todo o município, como Lagoa de Cima, Travessão, Ururaí e Guarus. A programação foi elaborada, a fim de agradar a pessoas de todas as idades, com atrações nacionais de porte principal. No Réveillon, o som ficou por conta de Roupa Nova e Elba Ramalho e agora, em janeiro, farão os shows Rodriginho, Peninha, Rick e Renner, Paralamas do Sucesso, Elza Soares, NX Zero, Monobloco e Leila Pinheiro. Não será diferente o fevereiro em alguns locais de Campos. Estarão por lá, atraindo público e aplausos Zé Ramalho, Rick Vallen, Toni Garrido, Fundo de Quintal, Calcinha Preta, Wanderléia, Alexandre Pires e The Fevers.

MÚSICA E HUMOR

Uma das mais festejadas bandas de rock/pop dos anos 80, Ultraje a Rigor foi a atração do primeiro “Cultura para Todos” de 2010, em Volta Redonda. O Ultraje a Rigor se apresentou esta semana em duas sessões na mesma noite. O ingresso foi trocado por um litro de leite. A programação é eclética. Daqui a três dias o show é da cantora romântica Joana, e no dia 19 a atração será Zélia Duncan. O “Cultura para Todos” levará a Volta Redonda nos dias 2 e 9 de fevereiro, respectivamente, a cantora Maria Rita e o humorista Chico Anísio.

Parabéns ao Campeão Brasileiro de 2009



Fim de um jejum

Por Genilson Júnior

Rio - Ao término da 21ª rodada, quando o Flamengo flutuava no meio da tabela, nem o mais otimista dos rubro-negros acreditava que o Flamengo se tornaria campeão brasileiro de 2009. Pois bem! A partir dali, Andrade teve a volta de quase meio time, Adriano e Petkovic retomaram a boa forma física e técnica, Álvaro e Maldonado entraram no time como uma luva e o Flamengo desandou a ganhar jogos importantes.

Foto: Banco de Imagens

Em 1992, o Maestro Júnior comandou a conquista do pentacampeonato num time recheado de garotos

Com essa brilhante arrancada, que fez o Flamengo ocupar a primeira posição na penúltima rodada, após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, o Rubro-Negro pôs fim a um jejum de 17 anos sem o título mais importante do futebol brasileiro.

Foto: Banco de Imagens
Torcida faz a festa com a Taça de Bolinhas

Nesse intervalo, o Mengão bateu na porta algumas vezes. Em 93 e 97, quando chegou a se classificar para a próxima fase e no ano passado, quando liderou a competição por algumas rodadas. Apesar desse período sem o maior título do país, o Fla nunca deixou de conquistar títulos importantes, como a Copa do Brasil 2006, a Copa Mercosul em 1999, além de oito títulos estaduais. Mesmo assim, a Nação Rubro-Negra não perdoava a falta de um campeonato nacional e, em 2008, chegou até a pendurar uma faixa exigindo a conquista: 'O Brasileiro É Obrigação'.

De volta à ponta

Com tanto tempo afastado de títulos, o Flamengo viu o São Paulo, que tinha apenas três canecos em 92, levar o Brasileirão por três vezes seguidas e tomar a hegemonia nacional, com seis conquistas.

O troféu de 2009 devolve ao Flamengo o status de equipe com mais Brasileiros, dessa vez ao lado do Tricolor Paulista.

Promotor quer vetar aumento de ingressos

09.01.10 às 01h29

Ainda assim, clubes vão tentar convencer o Ministério Público a autorizar o reajuste de preços

POR RICARDO MOTA

Rio - Em arbitral realizado, ontem, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, representantes dos 15 clubes que estiveram presentes decidiram aumentar o preço dos ingressos para todos os estádios nos jogos do Estadual, que começa no próximo sábado (o Macaé não mandou dirigente). No entanto, para a medida entra em vigor, precisa ser autorizada pelo Ministério Público (MP). E o promotor Rodrigo Terra não vê motivos para atender ao desejo.

Rodrigo Terra lembra que, em 2008, os clubes tomaram atitude semelhante, que foi vetada depois.

“A Federação foi condenada a devolver o valor em juízo. Não vejo justificativa para um aumento”, disse o promotor.

Cientes de que o aumento precisa ser autorizado pelo MP, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense criaram uma comissão que vai se reunir com o promotor Rodrigo Terra na segunda-feira.

“Não sei o que eles vão alegar, mas, inicialmente, não vejo justificativa para o aumento”, afirmou.

A proposta de aumento para o Maracanã foi sugerida por Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, presente à reunião. Para semifinais e finais, fases nas quais todos os jogos serão no estádio, os valores seriam revistos. Depois, dirigentes dos demais clubes anunciaram seus aumentos. Em São Januário, por exemplo, a arquibancada custaria R$ 40, a cadeira, R$ 50, e a poltrona, R$ 90, com desconto para sócios.

MARACANÃ CORRE RISCO

Para Rubens Lopes, presidente da Ferj, o aumento tem fundamento: “Existe uma enxurrada de carteiras de estudantes e a lei não permite uma limitação da meia-entrada”.

O dirigente também afirmou no arbitral que não assinará o convênio com a Suderj, inviabilizando assim o uso do Maracanã no Campeonato Estadual, caso os clubes que mandarão seus jogos no estádio não apresentem um projeto de mudança no sistema de vendas e distribuição de ingressos e de acesso dos torcedores.

Na próxima terça-feira, Flamengo, Fluminense e Vasco (clubes que mandarão jogos no Maracanã) vão se reunir com o presidente da Ferj para apresentar seus projetos.

Opinião - Carlos Lessa: Um café, por favor

09.01.10 às 01h14

Carlos Lessa - Professor e economista

Rio - A economia do café escravo surgiu, física e espacialmente, na região onde estava a capital política do novo Estado. Ou seja, nas primeiras décadas do Século XIX, o Rio de Janeiro assiste à invenção do café como produto. O café não era produto do tráfico colonial, como o açúcar, mas, por ser mais barato, desalojou o chá como bebida estimulante.

Beber café associou-se à ideia da atividade de trabalho no mundo industrial. É erro considerar o café supérfluo. Tornou-se o terceiro produto do comércio mundial do Século XIX (1850), a partir da produção das fazendas escravagistas brasileiras, que uniram a terra que não tinha valor ao valor que era a mão de obra escrava. Café e algodão foram importantes commodities da Revolução Industrial. Curioso é que é muito mais difícil implantar uma plantação de café, que leva seis anos para dar a primeira safra, do que montar uma fábrica têxtil, que operaria em, aproximadamente, dois. O café esteve na base produtiva do Brasil independente.


A unidade nacional está impregnada dele. Ele é um investimento de longo prazo e que representava, nos primórdios, imobilização de capital enorme sobre a mão de obra escrava. A economia do café surge com financiamento capitalista complexo. Numa situação mercantil também complexa, nasce como um subproduto da economia do ouro. Quem controlava essa economia era o comércio escravagista, que bancou, financiou a fazenda do café, em troca do privilégio de ser o comercializador do café.

A elite brasileira tem uma grande propensão a se modernizar, desde que mantenha o seu patrimônio. Mantera escravidão até quase o final do Século XIX, além de ser uma proeza geopolítica, é um insulto a nossa formação.

Click do leitor: 'O metrô lotado de cada dia'

08.01.10 às 17h13 > Atualizado em 08.01.10 às 17h13

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Superlotação na estação Botafogo, Zona Sul | Foto: leitora Lilian Costa Pedroso

Rio - A leitora Lilian Costa Pedroso fotografou a situação caótica na estação Botafogo do metrô, na tarde desta quinta-feira, Zona Sul do Rio. Superlotado por causa do movimento de pessoas voltando para casa, o local teve que ser fechado e os passageiros foram impedidos de embarcar. A leitora reclama ainda da ligação direta entre a Linha 1 e a Linha 2 em funcionamento há pouco mais de 15 dias. Na opinião dela o novo esquema sobrecarregou ainda mais o serviço. Segundo o Metrô Rio, o objetivo da interliga

ção entre os trajetos era eliminar a baldiação e diminuir o tempo de viagem.

"Agora com a inauguração da linha Pavuna-Botafogo tem sido impossível de andar. São carros sem ar condicionado, pessoas passando mal, tumulto em todas as estações, seguranças sem preparos e sem saber o que fazer. Gostaria de convidar também, o senhor Secretário de Transporte para pegar o metrô no horário de 18h às 19h, que é o horário de pico", questiona a leitora.

Metrô: baldeação no Estácio volta hoje

09.01.10 às 03h08

Conexão direta é suspensa nos fins de semana e feriados para obra de estação

Foto: Márcio Mercante / Agência O DIA
Ligação direta deve funcionar plenamente a partir de 22 de fevereiro | Foto: Márcio Mercante / Agência O DIA

Rio - Hoje, amanhã e em todos os fins de semana e feriados de janeiro, a ligação Pavuna-Botafogo do metrô não funcionará. Os passageiros precisarão fazer a transferência no Estácio para chegar à Linha 1. A previsão é que a conexão direta esteja à disposição plenamente até o dia 22 de fevereiro.

O horário de funcionamento atual será adotado pelo menos até o dia 31 para facilitar ajustes nos trens e a conclusão das obras da Estação Cidade Nova. Conforme o andamento das obras, a partir de fevereiro, os dias e horários de funcionamento da Linha 1A devem ser expandidos até que o novo trajeto esteja totalmente disponível.

Enquanto isso não ocorre, a integração de Pavuna a Botafogo funciona de segunda a sexta, das 5h às 21h. Nos dias úteis, das 21h à meia-noite, também é necessário fazer a baldeação.

domingo, 14 de junho de 2009

Wilson Diniz: Slogans de governos

13.06.09 às 01h06

Professor e economista

Rio - Programas de campanhas políticas com frases de efeitos que marquem o estilo do candidato e que sensibilizem o eleitor são a base de sucesso do governante ao assumir o governo. Slogans bem-sucedidos de alguns candidatos, que se elegeram ao longo da história da política brasileira, não significaram que o governante colocou em prática suas promessas de campanha e teve altos índices de aceitação popular. Jânio Quadros renunciou. Fernando Collor foi deposto.

Vários slogans de governantes, nos últimos 60 anos da política brasileira, ficaram na memória do eleitorado. Getúlio Vargas fez sua campanha com o tema “O petróleo é nosso”. Ele criou a Petrobras e fez um governo nacionalista de cunho populista.

Juscelino Kubitschek foi “50 anos em 5”. Prometeu construir Brasília e estabeleceu o Programa de Metas na linha desenvolvimentista.

Jânio Quadros foi eleito com a promessa de varrer a corrupção herdada do governo de JK. O alerta era “Jânio vem aí”.

O presidente de maior aceitação popular da história do País, Luiz Inácio Lula da Silva, começou seu governo com música e tema: “Deixa o homem trabalhar”. Todos esses slogans ficaram no subconsciente do eleitor.

No Rio, o governador Sérgio Cabral, eleito pelo PMDB com o apoio de um conjunto de forças de vários partidos, prometeu governar em parceria com o presidente Lula e com o novo prefeito que fosse eleito. Cumpre.

Suas promessas de recuperação do equilíbrio fiscal com Joaquim Levy, na Fazenda, e o caso da Cedae são inéditos, mas falta uma frase de efeito forte que simbolize todas as ações do governo.

13.06.09 às 01h06

Carlos Lessa: Os pactos sociais

Professor e economista

Rio - Até a 1988, a polícia podia deter um cidadão por 24 horas, sob alegação de “vadiagem”. Esse conceito veio praticamente da Idade Média, baseado na ideia de que todos devem trabalhar para se sustentar, quem não trabalhar é infrator e a polícia tem direito de deter por 24 horas para averiguar sobretudo a origem da sua renda.

O delito da contravenção por vadiagem atingia cidadãos com vínculos informais de trabalho. Trabalhadores com vínculo por escrito num documento o portavam porque, se a polícia os detivesse, ao exibir a caderneta de trabalho, provavam que não eram vadios.

Mas, com o tempo e o suor, o frágil documento se desfazia, deixando o cidadão à mercê da sorte em relação à polícia e, sem ter como provar o tempo trabalhado, entregue ao azar em relação à aposentadoria.

Não ter atividade fixa ou formal é a realidade de grande parte dos brasileiros. Pela Constituição de 1988, o orçamento de Seguridade Social seria peça contábil única que agregaria a Previdência, a Saúde e a Assistência Social.

Ao contrário do orçamento fiscal, no qual é a avaliação da receita que define o tamanho do gasto, o da Seguridade Social sustenta o pacto que fizemos para garantir a todos o direito a aposentadoria digna e assegurar que saúde é direito do cidadão e dever do Estado.

A Seguridade reflete o pacto do corpo social para amparar deficientes e fragilizados, no limite da tecnologia e dos recursos disponíveis. Não é uma regra caritativa. É uma regra de seguridade na qual uns pactuam em relação aos outros para garantir direitos sociais fundamentais. Estabelecemos os princípios, mas temos muito ainda a avançar nas práticas.

13.06.09 às 01h07

Click do Leitor: Leitor pede atenção a Vargem Grande
Foto: Leitor Gustavo Salgueiro

Rio - Vargem Grande é um bairro bucólico, mas isso não significa que seus moradores abram mão de serviços públicos. “Temos que viver fazendo gambiarra e nos unir na compra de aterro para tapar buraco de rua”, protesta o leitor Gustavo Salgueiro. Ele pede atenção urgente da prefeitura ao bairro.

12.06.09 às 01h03

Click do Leitor: Obras de saneamento lentas em Sepetiba

Foto: Leitor Washington Luis

Rio - Moradores de Sepetiba estão desesperados com a lentidão das obras de saneamento da prefeitura no bairro. O leitor Washington Luis informa que, quando chove, as ruas viram lamaçais. No tempo seco “é uma poeira só”. “As obras estão quase paradas e a população sofre. Tem gente ficando doente com o pó”, diz.

Desaparecimento de estudante intriga polícia

13.06.09 às 20h11

Marido de universitária diz ter encontrado quarto vazio ao voltar de viagem. Pais contam que filha tinha deixado mensagem estranha, pedindo para não ser mais procurada por eles

POR VANIA CUNHA, RIO DE JANEIRO

Rio - Com a foto do dia em que a estudante de Direito Érica Maroquio, 32 anos, passou na seleção para um estágio, o casal Suzane e Graciano tenta encontrar uma explicação para seu sumiço. Há cinco meses, a moça desapareceu em Niterói, sem deixar rastros. O mistério que envolve o caso virou alvo de investigação da 76ª DP (Niterói), que ainda não tem pistas de seu paradeiro nem de como ela sumiu.

“A última vez em que fez contato foi através de um e-mail muito estranho. Ela pedia para não a procurarmos mais, que não queria mais contato com a família. Ninguém entendeu nada, já que ela sempre foi muito carinhosa com todos”, disse o pai, que desde então espalha cartazes pela cidade para tentar localizar a moça.

Depois da mensagem, a família tentou fazer contato com Érica, mas não a encontrava nem em casa nem no trabalho. “Dia 15 de janeiro, aniversário dela, fiquei quatro horas na porta da casa, esperando ela aparecer. Achei que ela quisesse ficar só com o marido, já que eles tinham reatado o casamento há pouco tempo. Mas não sabia que não veria mais minha filha”, explica Suzana.

No Dia das Mães, a jovem também não ligou para casa. Preocupados, os pais procuraram o marido de Érica, um policial rodoviário federal. Ele disse que não via a mulher desde fevereiro, quando retornou de uma viagem. Os pais trancaram a matrícula dela na faculdade e registraram o desaparecimento no dia 12 de maio. “Soubemos que nem no estágio ela aparecia. Nem chegou a renovar a matrícula para este ano letivo. É estranho porque ela já estava quase concluindo o curso”, explicou a mãe.

De acordo com o delegado Luiz Antônio Pinto Businaro, o marido de Érica prestou depoimento na delegacia. “Ele contou que eles tinham um relacionamento conturbado e que estavam se separando. Ele disse que a moça sabia que ele teria que viajar e que, ao retornar, ela tinha sumido com todos os seus pertences”, contou o delegado, ressaltando que o marido não fez registro porque não saberia do sumiço.

“O marido disse que os dois brigavam muito e que tinha pedido para ela deixar o apartamento. Ele não a procurou porque achou que ela tivesse acatado o pedido”, disse Businaro.

O DIA esteve no apartamento do casal, no Ingá, mas o marido de Érica não foi encontrado para falar sobre o caso.

Campanha na Internet para achar a filha

Em buscas de explicações para o sumiço da jovem, o pai dela criou um site para divulgar a história. “Também criamos uma página no site de relacionamentos Orkut, mandamos e-mails para conhecidos e espalhamos fotos dela em todos os lugares. Quero qualquer informação que me ajude a encontrar minha filha”, desabafou Graciano. O casal mantém o quarto da filha intacto, com todas as roupas, livros da faculdade e objetos pessoais. Érica chegou a morar com eles seis meses, antes de reatar o casamento, ano passado.
Além da faculdade de Direito, a jovem é formada em Letras, fala três idiomas e estudava para ser promotora. “Como alguém com tantos planos, tão bem-sucedida, pode sumir sem deixar rastro?”, indaga a mãe.

Érica registrou dez queixas em delegacias

Ainda de acordo com o delegado, não há indícios que liguem o desaparecimento de Érica a uma crise conjugal. Ele informou também que há dez registros em nome da jovem, tanto na DP quanto na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). “Ela registrou casos de ameaça e difamação contra várias pessoas. No entanto, ainda não podemos dizer se isso tem a ver com o caso”, disse Businaro, que afirma não ter ainda uma linha de investigação para o sumiço. O policial pede que qualquer informação sobre o paradeiro de Érica seja passada para o Disque-Denúncia (2253-1177).

11.06.09 às 01h18

Click do Leitor: Poste pode desabar no Campinho

Foto: Leitor Alex Silva

Rio - O poste acima, na altura do nº 511 da Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, foi atingido por um carro na madrugada de domingo e pode desabar a qualquer momento, alerta o leitor Alex Silva. “O poste está pendurado por um vergalhão. Já reclamamos com a Rioluz, mas nada foi feito”, disse Alex, ontem.

14.06.09 às 01h29

Click do Leitor: Homenagem silenciosa em Cabo Frio
Foto: Leitor Fernando Barreto

Cabo Frio (RJ) - Uma homenagem silenciosa foi feita às vítimas do voo 447 no feriado de Corpus Christi em Cabo Frio. “Um tapete de sal e corante mostrou a solidariedade do povo”, destaca o leitor Fernando Barreto.

Frei Betto: A oração do Pai-nosso

14.06.09 às 00h21 > Atualizado em 14.06.09 às 00h23

Autor de “Diário de Fernando - nos bastidores da ditadura brasileira”.

Rio - Pai-nosso que estais no céu, e sois nossa Mãe na Terra, criador da aurora boreal e dos olhos enamorados que enternecem o coração. Senhor avesso ao moralismo desvirtuado. Santificado seja o vosso nome gravado nos girassóis de imensos olhos de ouro, no enlaço do abraço e no sorriso cúmplice,

Venha a nós o vosso Reino para saciar-nos a fome de beleza e semear partilha onde há acúmulo, alegria onde irrompeu a dor. Seja feita a vossa vontade nas sendas desgovernadas de nossos passos, nos rios profundos de nossas intuições, na respiração ofegante dos aflitos,

Assim na Terra como no céu, e também no âmago da matéria escura e na garganta abissal dos buracos negros, nos arsenais da hipocrisia e nos cárceres que congelam vidas. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e também o vinho inebriante da mística alucinada, a coragem de dizer não ao próprio ego.

Perdoai as nossas ofensas e dívidas, a altivez da razão e a acidez da língua, a cobiça desmesurada e a máscara a encobrir-nos a identidade, a indiferença ofensiva e a reverencial bajulação. Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e aos nossos devedores, aos que nos esgarçam o orgulho e imprimem inveja em nossa tristeza de não possuir o bem alheio,

E não nos deixeis cair em tentação frente ao porte suntuoso dos tigres de nossas cavernas interiores, às serpentes atentas às nossas indecisões, aos abutres predadores da ética. Mas livrai-nos do mal, do desalento, da desesperança, do ego inflado e da vanglória insensata e da flacidez do caráter, da noite desenluada de sonhos e da obesidade de convicções inconsúteis. Amemos.

domingo, 7 de junho de 2009

06.06.09 às 01h09 > Atualizado em 06.06.09 às 01h43

Click do Leitor: Vazamento em Botafogo é crônico

Rio - O vazamento na Rua Real Grandeza, sentido Copacabana, em Botafogo, é crônico. Ontem, o leitor Carlos Francisco Daniel Smith passou pela via em dois momentos e quase tomou um banho. Atenção, Cedae! Viu algo diferente? Sua comunidade tem problemas?