Mostrando postagens com marcador Carnaval G1. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carnaval G1. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

24/02/2009 - 17h48 - Atualizado em 24/02/2009 - 19h29

Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo

Escola do bairro do Limão superou a Vai-Vai na apuração final.
Desfile no Sambódromo do Anhembi foi uma homenagem ao coração.
Do G1, em São Paulo
A escola de samba Mocidade Alegre conquistou o título do carnaval de São Paulo após uma disputa acirrada com a Vai-Vai, que terminou em segundo lugar meio ponto atrás. A apuração terminou no final da tarde desta terça-feira (24) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.

VEJA TODAS AS NOTAS DA APURAÇÃO EM SÃO PAULO

A Mocidade somou 359,25 pontos. A Vai-Vai teve 358,75 pontos. A Rosas de Ouro terminou em terceiro lugar (358,25 pontos) e a Gaviões da Fiel ficou em quarto lugar (358 pontos) na classificação final.

Classificação/Escola Nota
1º Mocidade Alegre 359,25
2º Vai-Vai 358,75
3º Rosas de Ouro 358,25
4º Gaviões da Fiel 358,00
5º Império de Casa Verde 356,50
6º X-9 Paulistana 355,50
7º Tucuruvi 354,75
8º Unidos de Vila Maria 354,50
9º Pérola Negra 353,25
10º Mancha Verde 353,25
11º Tom Maior 349,00
12º Leandro de Itaquera 345,00
13º Nenê de Vila Matilde 342,00
14º Unidos do Peruche 339,00
As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.

VEJA COMO FOI O DESFILE DA MOCIDADE ALEGRE

- Veja fotos do desfile da Mocidade Alegre
- Veja vídeos do desfile da Mocidade Alegre
- Veja fotos da comemoração do título
- Águia e Imperador vão para o Grupo Especial

Dois jurados deram nota 9,75 para a Vai-Vai no quesito fantasia, permitindo à Mocidade abrir meio ponto de vantagem na disputa pelo título.

A Vai-Vai perde ainda mais 0,25 ponto no quesito evolução. A Mocidade perdeu 0,5 ponto neste mesmo quesito reduzindo a diferença para 0,25 ponto.

Fundada em 1967, a escola do bairro do Limão conquistou seu sétimo título do Grupo Especial do carnaval paulista. A Mocidade Alegre havia vencido pela última vez em 2007. Os outros títulos foram conquistados em 1971, 1972, 1973, 1980 e 2004.

Mocidade e Vai-Vai repetiram na apuração o duelo das notas que fizeram no carnaval de 2008. Naquela ocasião, a Vai-Vai terminou vencedora com o título sendo definido no último quesito, com a última nota.

 Campeã cantou o coração
Terceira escola a pisar no sambódromo no sábado, a Mocidade Alegre fez uma ode ao coração em suas diversas formas: histórica, lúdica e carnavalesca.

Com o enredo: “Da chama da razão ao palco das emoções... Sou máquina, sou vida, sou coração pulsando forte na avenida”, a vice-campeã do carnaval 2008, ‘pintou” a avenida de vermelho e verde.

Em uma mudança de última hora, a tradicional rainha de bateria da Mocidade, Nani Moreira, não desfilou à frente dos músicos. Ela foi substituída por uma rainha mirim, a Naninha (vídeo acima).


 'Vitória da comunidade'

A presidente da Mocidade, Solange Bichara, dedicou a vitória à comunidade.  "Estou com o coração a mil por hora", disse pouco antes de receber o troféu de campeã no Anhembi. Além da festa desta terça-feira, a presidente da escola prometeu outra comemoração, em data ainda não marcada. Isso porque, segundo Solange, por problema de horário, a festa desta terça não poderá ir até muito tarde.

Solange elogiou também a atuação à frente da bateria da menina Marília Silva, 12 anos. "Ela tinha uma carga de vir no lugar da Nani. Estava nervosa, mas deu conta do recado. É a valorização da comunidade desde criança", disse a presidente.


 Festa na quadra

Os torcedores começaram a chregar à quadra da Mocidade, na Zona Norte de São Paulo, por volta do meio-dia.  Às 16h30, meia hora após o ínício da apuração e faltando ainda dois quesitos para o resultado, o local já estava lotado e o clima variava de euforia e nervosismo. Para garantir a segurança das pessoas que estão foram até a quadra, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou a Avenida Casa Verde, entre a Avenida Professor Celestino Bourroul e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares.

Mesmo antes do resultado, a eterna rainha da bateria da escola, Nani Moreira, anunciava que este seria o ano mais feliz da vida dela. Embora pela primeira vez nos últimos nove anos não tenha saído à frente dos músicos uma vez que teve seu primeiro filho há pouco tempo, a dançarina de 30 anos não escondia a emoção da vitória. “Esta é uma emoção especial. Estou realizando dois sonhos: o de ser mãe e o de ver minha escola campeã novamente. Estou tremendo de tanta emoção”, afirmou.
24/02/2009 - 12h29

Locutor do carnaval de SP se prepara para apuração das notas

Responsável por ler os quesitos toma muita água e masca gengibre.
Campeã do carnaval paulista será conhecida a partir das 16h, no Anhembi.
Do G1, com informações do SPTV
A manhã de terça-feira (24) foi de bastante preparação para Antônio Pereira da Silva, o Zulu, locutor oficial da apuração das notas do carnaval de São Paulo desde 1993. Poucas horas antes da apuração, ele cuida bem da voz. São pelo menos dois litros de água por dia nessa época. Mastigar gengibre também ajuda as cordas vocais. O truque é antigo, mas ele não abre mão.

Veja o site do SPTV

A apuração das notas começa às 16h, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital paulista. São nove quesitos ao todo: Samba enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, enredo, fantasia e alegoria.

As notas variam de sete a dez, fracionadas em 0,25. Quatro jurados avaliam cada um dos quesitos, sem descarte de notas. Em 2008, eram três jurados e a nota mais alta e a mais baixa eram descartadas. Com a mudança, espera-se reduzir as chances de empate.

Zulu sabe da responsabilidade que tem, em um dia de muita ansiedade e expectativa para os carnavalescos. O que ele faz é bem mais que uma leitura. Quando fala os nomes das escolas, os quesitos e as notas, mexe com a emoção de quem trabalhou um ano inteiro só esperando por aquele momento.

Para tudo ficar pronto a tempo, antes das 16h, muita gente trabalhou na limpeza e na montagem das mesas onde vão ficar os jurados e os presidentes das escolas. A disputa promete ser apertada. “O nível técnico das escolas foi muito bom, o resultado deve ser decidido em décimos”, afirmou Luiz Sales, coordenador de carnaval da São Paulo Turismo (SPTuris).

As duas escolas que tiveram as menores notas finais serão rebaixadas para o Grupo de Acesso. No ano passado, caíram a Águia de Ouro e a Camisa Verde e Branco. As duas escolas campeãs do Grupo de Acesso ganham o direito de disputar no Grupo Especial o carnaval 2010 – no ano passado, subiram a Leandro de Itaquera e a Unidos do Peruche.
24/02/2009 - 12h12

Veja as musas que 'comandaram' as baterias no 2º dia de desfile na Sapucaí

Belas desfilaram na segunda noite do grupo especial do Rio de Janeiro.
Beldades como Viviane Araújo e Luma de Oliveira encantaram a Sapucaí.
Do G1, em São Paulo
Porto da Pedra
Rainha de bateria da Porto da Pedra, a “popozuda” Valesca Santos atravessou a Sapucaí alheia aos problemas da escola durante o desfile. “Não vi problema nenhum, vim muito feliz. Foi meu casamento com a Porto da Pedra”, contou, já na dispersão.

A musa do funk desfilou com o corpo todo pintado de dourado e com lentes de contato na cor cinza.


Salgueiro
A rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo, chorou de emoção após o desfile da escola. Antes de sair da avenida, ela deu um abraço na presidente da escola, Regina Duran.

Viviane machucou o ombro com a fantasia durante o desfile da escola.







Imperatriz
Com muito samba no pé e esbanjando simpatia, Luiza Brunet comandou a bateria da Imperatriz Leopoldinense durante o desfile da escola no Sambódromo.

No sábado (21), ela não saiu na Acadêmicos da Rocinha, no desfile do Grupo de Acesso A, porque sentiu-se mal.







Portela
Afastada da avenida há três anos, Luma de Oliveira fez seu retorno à passarela do samba no comando dos ritmistas da Portela. Luma foi rainha de bateria de diversas escolas entre 1987 e 2004.

A atriz gerou polêmica em 1998 ao desfilar com uma coleira que trazia o nome de seu então marido, Eike Batista.


 
Mangueira
Em seu segundo ano à frente dos ritmistas da Mangueira, a rainha de bateria Gracyanne Barbosa mostrou toda a exuberância de seu corpo para encarnar uma iguana no desfile sobre o povo brasileiro.


A bela também participou do desfile da escola paulista Império de Casa Verde, no qual a dançarina ousou no modelito.



Viradouro
Juliane Almeida, dançarina do grupo É o Tchan, substituiu Juliana Paes como rainha de bateria da Viradouro.

A baiana faceira venceu o concurso que elegeu a musa da bateria.








domingo, 22 de fevereiro de 2009

22/02/2009 - 09h00

Beldades desfilam na Sapucaí em escolas do Acesso

Adriane Galisteu e Nívea Stelmann foram algumas das estrelas da noite.
Luiza Brunet passou mal na concentração e não conseguiu sair na Rocinha.
Do G1, no Rio
Belas mulheres passaram sábado na Marquês de Sapucaí sábado (21), durante os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso A. Muitas já são conhecidas do público, como a apresentadora Adriane Galisteu, que foi destaque de chão na Acadêmicos da Rocinha e domingo volta à Avenida, desta vez pela Unidos da Tijuca.

Veja galeria de fotos das beldades

O desfalque da noite foi o da empresária Luiza Brunet, que passou mal na concentração, com a Rocinha já armada para o desfile, e não saiu como o destaque principal do abre-alas da escola da Zona Sul.

A empresária optou por poupar energias para segunda-feira (23), quando desfila à frente da bateria da Imperatriz Leopoldinense fantasiada de anjo. Pouco antes de passar mal, Luiza falou ao G1 sobre a expectativa de desfilar num carro alegórico.

Grupo de Acesso A mostra competência e empolga o público

Quem também terá dose dupla na Avenida é a rainha de bateria da Mocidade, Tathiana Pagung. A morena defendeu sábado as cores da Inocentes de Belford Roxo. Domingo (22) ela vai representar a essência da música na verde-e-branca de Padre Miguel. “Será uma roupa pouco mais comportada”, disse Pagung.

Aluizio Freire
G1
Mulher Moranguinho: carta na manga da Paraíso do Tuiuti (Foto: Aluizio Xavier/G1)
A Paraíso do Tuiuti tinha uma carta na manga em sua bateria: a funkeira Ellen Cardoso, mais conhecida como Mulher Moranguinho. Ela estreou na Passarela do Samba usando uma fantasia que tinha naipes de baralho, bem dentro do clima do enredo "O Cassino da Urca", desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves.

Outros nomes também se destacaram na noite de sábado. A atriz e repórter do programa "Vídeo Show", Nívea Stelmann, foi a rainha de bateria da Renascer de Jacarepaguá, representando uma comissária de bordo. Este foi o segundo ano de Nívea no posto.

"Quero dar sorte à Renascer para que a escola consiga ir para o Grupo Especial", comentou a atriz.

A dançarina Mirella Santos brilhou na Estácio de Sá em sua estreia como madrinha de bateria. Ela dividiu espaço à frente dos ritmistas da vermelha-e-branca com a rainha de bateria da escola, Alessandra Mattos. “Este ano eu só vou sair na Estácio, minha escola do coração”, revelou a loura.

Aluizio Freire
G1
Nana Gouveia revela formas além de sua fantasia na Sapucaí (Foto: Aluizio Freire/G1)
No Império da Tijuca, quem revelou mais do que fantasia e samba no pé foi a modelo Nana Gouveia. O sutiã de sua roupa deixou escapar parte do seio da morena, que cantou a reedição do samba “O mundo de barro de Mestre Vitalino”. Mas nada que abalasse a alegria de Nana em pisar, mais uma vez, na Marquês de Sapucaí. 

 Mulheres de comunidade
Representantes da comunidade tiveram vez no desfile do Acesso. Na São Clemente, que abriu a noite de espetáculos, Bruna Almeida (veja no vídeo ao lado) desfilou em seu décimo ano à frente dos ritmistas da escola. Já a União da Ilha do Governador teve como sua rainha a jovem Bruna Almeida.

Renata Santos (Santa Cruz) e Mel Britto (Caprichosos) completaram o time de beldades do Acesso.
22/02/2009 - 08h15 - Atualizado em 22/02/2009 - 12h49

Grupo de Acesso A mostra competência e empolga o público

Escolas apresentaram alas criativas e levantaram a arquibancada.
Cachorro que invadiu desfile da Paraíso do Tuiuti pode fazer escola perder ponto.
Alba Valéria Mendonça e Aluizio Freire, do G1 no Rio
Foi com um atraso de 25 minutos – devido à falta de colocação de grades para impedir o acesso do público e de ambulantes à área de armação das escolas – que começou o desfile do Grupo de Acesso A no Rio. A sirene anunciando o desfile só tocou às 20h25. A primeira a entrar na Sapucaí, a São Clemente, começou sua apresentação ainda com as arquibancadas vazias.

Veja galeria de fotos

A escola de Botafogo, na Zona Sul do Rio, defendeu o enredo “O beijo moleque da São Clemente”, que conta a trajetória do primeiro palhaço negro brasileiro, Benjamin de Oliveira, levou para a avenida um abre–alas de 40 metros. Dos cinco carros, quatro tinham coreografia e teatralização.

Conheça as musas do Grupo de Acesso A do Rio

Mulher Moranguinho une samba e funk na Sapucaí


“Não houve condições para armar a escola com tranquilidade. Havia camelôs e até componente de outras escolas no meio das nossas alas. Mas acreditamos na força da nossa comunidade para superar esses problemas. Faltou organização por parte da Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A). Mas nada vai nos abater”, disse o vice-presidente Roberto Gomes.

Mesmo com um desfile rico e correto, a escola não chegou a empolgar o público. Muitos componentes deixaram de cantar o samba. Com as fantasias bem feitas e alegorias bem acabadas a escola causou boa impressão.

Mas a segunda a desfilar, a Estácio de Sá, mostrou que não vai deixar o campeonato passar assim tão facilmente. Ela entrou na avenida com as arquibancadas cheias. Embora contasse a história da chita, tecido popular muito usado no Nordeste e no Norte do país , a escola levou para a Sapucaí carros e fantasias luxuosos. O carnavalesco Cid Carvalho, que usou chita em todas as fantasias, evitou o clima de já ganhou.

“Para falar da chita tinha de fazer um desfile pra cima, assim bem colorido. Acho que fizemos um bom desfile. Acho que vamos disputar esse título”, disse Cid.

A Inocentes de Belford Roxo foi a primeira a enfrentar problemas na avenida. A Ala Rio Grande do Sul, com cerca de 50 pessoas da comunidade, não entrou na pista, pois as fantasias chegaram atrasadas. A professora Luíza dos Santos, da comunidade reclamou.

“Fizeram a gente ensaiar debaixo de chuva, e agora, entregam a fantasia atrasado e não deixam a gente entrar. Isso é um absurdo. A gente tinha o direito de estar lá dentro”, esbravejou a componente.

A escola da Baixada Fluminense, que apresentou o enredo “Do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro – a Inocentes canta: Brizola , a voz do povo brasileiro”, deverá perder pontos porque só desfilou com 45 baianas – quando o regulamento exige 60. A escola teve de acelerar o passo no final para desfilar no tempo regulamentar. O portão da dispersão fechou com 59 minutos de desfile.

A Paraíso do Tuiuti teve um componente inusitado na avenida: um cachorro entrou na concentração e “desfilou” ao lado do casal mirim de mestre-sala e porta-bandeira Hugo e Ludmila.

Muito grande, a escola também teve de correr para terminar o desfile. Tanto que a bateria não parou no segundo recuo de hábito e seguiu direto. A agremiação que cantou “O Cassino da Urca” trouxe como rainha Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho. Mas não chegou a empolgar. A Paraíso desfilou em exatos 60 minutos.

A Império da Tijuca, com o enredo “O mundo de barro do Mestre Vitalino”, levantou o público com o bom samba reeditado de 1977. No abre-alas chamava a atenção um passista vestindo tapa-sexo com o corpo lambuzado de chocolate para representar o barro dos bonecos do mestre nordestino.

A escola desfilou animada, mostrando garra por parte de seus componentes. E animou a arquibancada. Com paradinhas e boa bateria, fez um desfile sem problemas, desfilando no tempo regulamentar.

A União da Ilha do Governador voltou a levantar o público da Marquês de Sapucaí com a bateria fazendo bossa no meio da avenida. E depois do tributo a Haroldo Melodia, relembrando “A minha alegria atravessou o mar”, a escola fez uma trajetória competente em cima do enredo “Viajar é preciso – viagens extraordinárias através de mundos conhecidos e desconhecidos”.

A bateria foi um espetáculo à parte, empolgando o público. Ao final do desfile, os gritos se repetiam de “é campeã”. Em seguida, a Acadêmicos da Rocinha, com Adriane Galisteu como madrinha, deixou a plateia dividida. A escola, no entanto, sofreu um grande desfalque: Luiz Brunet, esperada como um dos destaques, teve uma queda de pressão e não pode desfilar. Nada grave. Outras beldades da escola marcaram presença e foram aprovadas pelo público.

A Renascer de Jacarepaguá entrou na avenida às 4h35 com Nívea Stelmann como rainha de bateria. Um dos momentos mais empolgantes da escola foi a apresentação do mestre-sala Luiz Augusto e a porta-bandeira Denadir. O casal chamava o público para vibrar com o samba. A arquibancada respondia à altura.

O desfile desta madrugada de domingo (22) seguiu com as apresentações corretas da Acadêmicos de Santa Cruz e Caprichosos de Pilares, mas sem o mesmo número de público, uma vez que o dia começava a clarear e as pessoas já estavam deixando as arquibancadas e camarotes.
22/02/2009 - 14h43 - Atualizado em 22/02/2009 - 14h45

Seis escolas abrem o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial no Rio

A bicampeã Beija-Flor se apresenta neste domingo (22).
Império Serrano é a única a reeditar samba e enredo, neste carnaval.
Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio
Alba Valéria Mendonça
G1
A Beija-Flor, bicampeã do carnaval carioca, é a quinta escola a desfilar no domingo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Começa às 21h deste domingo (22), o desfile do Grupo Especial das escolas de samba, no Sambódromo, no Centro do Rio. Seis escolas vão se apresentar neste primeiro dia de desfile e outras seis na segunda-feira (23). Neste domingo, desfilam Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.

Na segunda-feira (23) é a vez de Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro.

 Império Serrano
O desfile será aberto pela Império Serrano, campeã do Grupo de Acesso A em 2008, que leva para a avenida o enredo “A lenda das sereias e os mistérios do mar”, de 1976. A carnavalesca Márcia Lávia quer levar a escola a dar a volta por cima recontando as histórias e lendas e relembrando os mitos que povoam a imaginação do povo neste universo de encanto e beleza que é o fundo do mar.

A bateria com 254 ritmistas comandados por mestre Átila promete um grande espetáculo com paradinhas e coreografias com a rainha Quitéria Chagas. Ela será a sereia encantando os marinheiros (ritmistas), na avenida. O samba, um dos mais belos deste carnaval será defendido pelo puxador Nego, irmão de Neguinho da Beija-Flor.

 Grande Rio
Alba Valéria Mendonça
G1
Grande Rio vai celebrar o Ano da França no Brasil, no Sambódromo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Segunda escola a desfilar na noite de domingo, a Grande Rio vai entrar na Sapucaí como uma das favoritas ao título de 2009. A escola promete muito luxo nas fantasias e alegorias para celebrar o Ano da França no Brasil, com o enredo “Voilà, Caxias! Para sempre liberté, egalité, fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!”, do carnavalesco Cahê Rodrigues.

Com um carnaval estimado em cerca de R$ 8 milhões, a Grande Rio traz com exclusividade no quinto carro 32 bailarinos do Moulin Rouge, cabaré francês, que vão mesclar samba e cancan. A escola vem com a atriz Paola Oliveira, à frente da bateria comandada por mestre Odilon. Na escola também desfila a atriz Suzana Vieira.



“Vamos falar do encanto que a natureza brasileira exerceu sobre os europeus, mostrando a missão artística da corte de D. João VI e as influências culturais e arquitetônicas que sofremos dos franceses”, explicou Cahê.

 Vila Isabel
Depois de dois anos afastado dos desfiles, a Vila Isabel vai levar para a avenida o cantor e compositor Martinho da Vila. Ele vai encarnar o jornalista carioca João do Rio, para contar a história da vida da cidade a partir do centenário do Theatro Municipal. O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza em parceria com Paulo Barros, que ficou famoso pelas chamadas alegorias vivas (cheias de componentes e com coreografias).

A escola, que doou todas quatro mil fantasias à comunidade, aposta na força do canto dos componentes, no carnaval ricamente planejado. Pelo segundo ano consecutivo a ex-miss Natália Guimarães desfilará à frente da bateria de mestre Mug.

 Mocidade
Alba Valéria Mendonça
G1
A Mocidade vai promover encontro fictício entre dois escritores na avenida (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Entrando pela madrugada, a Mocidade Independente de Padre Miguel será a quarta escola a se apresentar no primeiro dia de desfiles. No enredo “A Mocidade apresenta: clube literário – Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!”, o carnavalesco Cláudio Cebola, promove um encontro fictício entre os escritores na avenida.
A rainha Thatiana Pagung vai interagir com os ritmistas da “bateria nota dez” de mestre Jonas. Há uma grande expectativa em torno da comissão de frente coreografada por Fábio de Mello, que ficou conhecido pelas belas comissões que fez na Imperatriz Leopoldinense. O ator Marcos Palmeira irá desfilar encarnando o escritor Guimarães Rosa.

 Beija-Flor
A expectativa é grande pelo desfile da Beija-Flor de Nilópolis, bicampeã do carnaval carioca. As novidades começam na concentração onde, durante o esquenta da bateria, será celebrado o casamento do intérprete Neguinho da Beija-Flor. Mesmo debilitado pelo tratamento contra um câncer, Neguinho promete levar o samba até o final.

A Beija-Flor vai cantar na avenida a história do banho, desenvolvida pelos carnavalescos Alexandre Louzada, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Laíla, da antiguidade aos dias de hoje, lembrando inclusive o que chamou de banho alternativo: de chuva, de sol, de lua, de cheiro, de gato e de axé. A rainha de bateria é Raissa de Oliveira, de 18 anos, há sete desfila à frente da bateria de mestre Paulinho.

Alba Valéria Mendonça
G1
Unidos da Tijuca vai fazer uma viagem pelo céu dos sonhos e da realidade (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
 Unidos da Tijuca
A Unidos da Tijuca vai encerrar o primeiro dia de desfiles com uma odisséia sobre o espaço, de autoria do carnavalesco Luiz Carlos Bruno. A escola vai fazer uma deliciosa viagem pelo céu dos cientistas, dos deuses, das lendas e superstição, do imaginário infantil, do cinema e da realidade.

A estrela da Tijuca é a modelo e apresentadora Adriane Galisteu, que desde 2007 desfila como rainha da bateria do mestre Casagrande. A ala dos super-heróis que fazem parte do céu infantil promete arrebatar o público.

Gaviões e Mocidade são destaque no segundo dia de desfiles em SP

22/02/2009 - 06h54 - Atualizado em 22/02/2009 - 11h47
Escolas receberam nota 9,4 em enquete com telespectadores da TV Globo.
Segundo dia de desfile ocorreu sem incidentes com agremiações.
Do G1, em São Paulo
Caberá aos jurados, na terça-feira (24), definir a campeã do carnaval paulista. Mas os telespectadores da TV Globo já fizeram suas escolhas: no segundo dia, Gaviões da Fiel e Mocidade Alegre receberam as maiores notas na enquete popular: 9,4. No primeiro dia de desfiles, a Mancha Verde recebeu 9,7 na mesma votação.

Veja fotos das musas de São Paulo

A noite do sábado (21) e a madrugada do domingo (22) foram de belos espetáculos, marcados por poucos incidentes. Nenhuma escola utilizou mais do que os 65 minutos previstos para o desfile e não houve quebras de carros na concentração. Os destaques foram as musas que deram brilho aos desfiles e os jogadores de futebol que engrossaram as torcidas pelas escolas.

Você desfilou? Escreva um relato e envie fotos com a sua fantasia

Além das preferidas pelo público, se destacaram e estão forte na disputa outras escolas. A Império da Casa Verde fez o último desfile do dia e manteve a tradição de apresentar grandes carros. Recebeu do público nota 8,5. Leandro de Itaquera (8,9), Pérola Negra (8,9), Acadêmicos do Tucuruvi (8,8) e Vai-Vai (8,1) também fizeram belas apresentações.

 Homenagem a Regina Casé
A primeira escola a desfilar foi a Leandro de Itaquera. No retorno ao Grupo Especial, a escola da Zona Leste fez a festa das periferias do Brasil e prestou homenagem à atriz que tem dedicado seus últimos anos a mostrar a riqueza existente nos centros mais pobres do país, Regina Casé.

Veja fotos do desfile da Leandro de Itaquera

Veja vídeos do desfile da Leandro de Itaquera



 Caminhos da Índia
A Pérola Negra, escola da Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo, veio a seguir invocando deuses hindus e agitou a arquibancada. Com o enredo "Guiado por Surya, pelos caminhos da Índia em busca da pérola sagrada", a agremiação conta a história de um personagem que viaja pelo país. A atriz Juliana Alves brilhou como madrinha da bateria da Pérola Negra.

Veja fotos do desfile da Pérola Negra

Veja vídeos da Pérola Negra

 Coração pulsando
Terceira escola a pisar no sambódromo neste sábado (21), a Mocidade Alegre fez uma ode ao coração em suas diversas formas: histórica, lúdica e carnavalesca. Com o enredo: “Da chama da razão ao palco das emoções... Sou máquina, sou vida, sou coração pulsando forte na avenida”, a vice-campeã do carnaval 2008, ‘pintou” a avenida de vermelho e verde.

Em uma mudança de última hora, a tradicional rainha de bateria da Mocidade, Nani Moreira, não desfilou à frente dos músicos. Ela foi substituída por uma rainha mirim, a Naninha.

Segundo a presidente da agremiação, Solange Cruz Bichara Rezende, Nani, que teve uma filha recentemente, achou que não tinha condições de entrar à frente da bateria. “Mas, no ano que vem, o lugar é dela”, garantiu a presidente.

Um dos destaques da escola foi o atacante do São Paulo Washington, batizado pela torcida de “Coração Valente”.

Veja fotos do desfile da Mocidade Alegre
Veja vídeos do desfile da Mocidade Alegre

 Tempo exato
A Acadêmicos do Tucuruvi usou delicadeza e criatividade para colocar Ouro Preto no Sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo (22). A escola, quarta a desfilar, retratou Minas Gerais através de um enredo que destacou a arte e a religiosidade do estado. O desfile durou exatos 64 minutos. O tempo máximo permitido é de 65 minutos.

A bateria da Tucuruvi - composta por 250 ritmistas comandados pelo Mestre André - deu show no sambódromo. À frente da bateria, representando a comunidade da escola, estava a rainha de bateria Valéria de Paula, que tem 30 anos e é administradora de empresas. A madrinha Sheila Mello brilhou com muito samba no pé.

Veja as fotos do desfile da Acadêmicos do Tucuruvi
Veja os vídeos do desfile da Acadêmicos do Tucuruvi


 Beleza das 'fiéis'
Este ano, a Gaviões da Fiel fez um desfile mostrando a evolução humana a partir da criação da roda.  A beleza das "fiéis" despertou a atenção de todo o sambódromo. Já no início do desfile, as irmãs loiras Tatiane a Ana Paula Minerato, rainha da bateria e musa dos compositores respectivamente, encantaram os corintianos que lotaram o Anhembi.

A ex-BB Jaqueline Khury desfilou em cima do segundo carro da escola, batizado de “A cada mente, uma nova invenção”. A apresentadora corintiana Sabrina Sato também participou do desfile. A morena veio fantasiada com plumas brancas e pretas como destaque de chão à frente da terceira alegoria da escola.

Raul Zito
G1
Tatiane Minerato, rainha de bateria da Gaviões (Foto: Daigo Oliva/G1)

Pouco antes do desfile, a correria foi grande na concentração da Gaviões da Fiel. O carnavalesco da escola, Zilkson Reis, ajudou a costurar a roupa do primeiro mestre-sala a entrar na avenida, que precisava de retoques finais.  Já perto do final do desfile, houve um tumulto na saída entre um técnico da TV Globo e integrantes da escola. O técnico ficou ferido e precisou de atendimento médico.

Veja as fotos do desfile da Gaviões da Fiel
Veja vídeos do desfile da Gaviões da Fiel


 Alegoria gigante
O último carro da última escola a desfilar foi um dos destaques do carnaval. Um tigre de 55 metros de comprimento integrava a alegoria que comemorava os 15 anos da Império da Casa Verde. A representação do felino tinha movimento e quem estava no sambódromo pôde ouvir o som que representavam os urros do tigre, símbolo da escola. O carro simulava um baile de debutantes.

Veja fotos da Império da Casa Verde
Veja vídeos da Império da Casa Verde

Raul Zito
A dançarina Gracyane Barbosa, namorada do cantor Belo, que desfilou como rainha de bateria. (Foto: Raul Zito/G1)

Nani Moreira promete voltar a ser rainha da Mocidade

22/02/2009 - 08h15 - Atualizado em 22/02/2009 - 08h25

A musa desfilou excepcionalmente neste ano como destaque.
Ela disse que mudou de posto por causa de seu bebê, que nasceu há 3 meses.
Daniel Haidar Do G1, em São Paulo
A musa da Mocidade Alegre Nani Moreira, de 30 anos, surpreendeu o público do sambódromo no desfile deste domingo (22), porque não foi a rainha da bateria da escola em 2009, cargo que ocupava há anos. Mas os fãs da passista tiveram uma surpresa.

Ela surgiu como destaque do quinto carro alegórico da agremiação e teve a participação ovacionada pelos componentes da escola.


Os fãs podem ficar tranquilos, porque a ausência é temporária e serviu apenas para poupar o tempo de participação e ensaio de Nani, que teve um filho há três meses. Ela promete voltar ao posto de rainha da bateria já no ano que vem. "Foi apenas um ano diferente por causa do meu bebê. No ano que vem eu volto", disse a musa.

Nani foi substituída à frente da bateria pela rainha mirim Marília Silva, de 12 anos, que teve o desempenho elogiado pela musa. "Ela é superaplicada no que faz", disse.

Mulher Moranguinho une samba e funk na Sapucaí

22/02/2009 - 09h03
O figurino era decorado com naipes de baralho.
Ela foi a rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti.
Do G1, no Rio
A Passarela do Samba deu lugar ao funk durante o desfile do Grupo de Acesso A no Rio. A dançarina Ellen Cardoso, mais conhecida como Mulher Moranguinho, fez sua estreia no Sambódromo como rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti.

Veja fotos do Grupo de Acesso

O figurino, sumário, era decorado com naipes de baralho, bem dentro do clima do enredo “O cassino da Urca”, assinado pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves.

Grupo de Acesso A mostra competência e empolga o público

“A gente mistura tudo e no final dá tudo certo”, comentou a Mulher Moranguinho.

Gordinhas desafiam saradas no carnaval de SP

22/02/2009 - 11h54

'Cheinhas' dizem que têm seu espaço reservado no samba.
Dançarina do ventre ensina que cada um têm de ressaltar sua beleza.
Silvia Ribeiro e Marília Juste Do G1, em São Paulo

Nem só de bumbum malhado é feito o carnaval. Mulheres com uns quilinhos a mais não se intimidam em dividir alas com as "saradas" das escolas de samba de São Paulo.

"Eu só quero saber de ser feliz na avenida", diz a professora de dança do ventre Joelma Brasil, que não vê problema em se definir como "cheinha".

A dançarina desfilou no Anhembi com um grupo de alunas às quais ensina que cada mulher tem de ressaltar sua beleza. "Não vamos deixar de sair no carnaval só porque não temos coxas musculosas", defende ela.

A universitária Juliana Chagas, de 37 anos, também não está preocupada com o padrão de beleza das saradas e diz que as gordinhas têm seu espaço reservado no samba. "O importante é ser feliz", conclui.